6 coisas que você precisa saber antes de tomar café com leite

6 coisas que você precisa saber sobre café com leite

Prepare-se para uma jornada sensorial sobre as 6 coisas que você precisa saber antes de tomar café com leite hoje!

INTRODUÇÃO

No universo do café, há muito mais do que apenas misturar café e leite. Então, prepare-se para uma jornada sensorial e educativa sobre as 6 coisas que você precisa saber antes de tomar café com leite. Seja para um cafezeiro raiz ou quem ainda está em treinamento, descobrir essas coisas trarão uma nova experiência para apreciar sua xícara de café com leite em casa.

Para quem curte um café com leite ou tem trauma porque a criançada dizia que você era o café com leite no pique-pega? O famoso “pingado” é costume do brasileiro, mas tem muito mais por trás do café com leite do que geralmente sabemos. Mas fique tranquilo, chegou a hora de descobrir!

 

 

01 – Café com leite é muito além do básico

Primeiramente, sobre o café você já deve saber que precisa ter qualidade especial para extrair uma boa xícara. Não dá para ser qualquer café, muito menos os convencionais de mercado que, às vezes, pode ser que tenha café dentro daquele pacote. Afinal, são grãos de baixíssima qualidade, misturados com resíduos e são torrados excessivamente para mascarar os defeitos, tornando-se uma bomba atômica para seu organismo.

Se você ainda não sabe o que é café especial, já passou da hora de aprender e começar a introduzir esse bom hábito em sua vida. Quem sabe não melhora sua dor de cabeça e azia que costuma sentir ao tomar aquele café da garrafa térmica.

Nesse sentido, o leite também precisa ter qualidade para que você tenha uma boa experiência com a bebida. Por isso, o café com leite é muito além de uma mistura básica. Inclusive, tem gente que mascara o sabor de café ruim com açúcar e leite. Não dá, né?

Por isso, desconstrua essa ideia e compreenda o que realmente é uma boa harmonização de café e leite. Temos certeza que sua vida mudará ao provar!

 

 

02 – Pode usar qualquer leite?

Claro que não! Muito menos em qualquer temperatura. Como falamos anteriormente, assim como o café, o leite também precisa ter boa qualidade. Quanto melhor o leite, melhor o resultado da sua bebida!

O leite é composto de uma substância chamada lactose, um açúcar natural do leite. A lactose tem uma solubilidade em que, até 70ºC, ela é capaz de adoçar sua bebida. Ao ultrapassar essa temperatura, o leite ferve, a lactose “se prende” e traz um resultado sensorial menos adocicado para seu café.

Portanto, café bem extraído e leite bem vaporizado são a combinação perfeita para uma boa experiência sensorial com a famosa bebida “café com leite”.

Agora, as proteínas também são importantes. Afinal, quanto mais proteínas o leite tiver, melhor será seu resultado na harmonização e também na vaporização. Nesse sentido, as proteínas são responsáveis em trazer textura e o visual esmaltado para o leite.

Mulher acrescentando Leite Cremoso no Café
 

 

03 – Aprenda sobre a gordura ideal do leite

Na vaporização a gordura é essencial. Afinal, é ela quem trará aquela textura mais aveludada para sua bebida, proporcionando uma sensação mais agradável ao seu paladar.

Parece complexo, mas se você tiver disposto a sair da zona de conforto em usar qualquer leite para fazer seu café com leite, no rótulo você encontra todas essas informações. Vamos te explicar melhor!

O cálculo da tabela nutricional é baseada em porções de 200ml, ou seja, mais ou menos um copo americano cheio. As gorduras do leite que vem dando certo nos testes que fizemos, é por volta de 3,1% por porção e as proteínas 5,9g por porção.

Rótulo do Leite com Informações Nutricionais
 

 

04 – E agora, qual leite eu devo usar?

É importante ressaltar que, atualmente, é possível encontrar no mercado vários tipos de leite, por exemplo, sem lactose, com baixo teor de gordura, de soja, de amêndoas, light, entre outros. Isso não significa que eles são ruins, tá? Fizemos esses testes e cálculos utilizando leite integral, o mais comum das cafeterias.

Nesse sentido, não tem certo ou errado. Faça como a gente, teste as receitas, deguste e veja o que mais gosta. Agora, quando o assunto é latte art, usamos o leite integral exatamente por causa de suas composições de gordura, proteína e lactose. Afinal, precisamos dessas características para alcançar os resultados esperados para o desenvolvimento do desenho na xícara sem se esquecer do sabor. O desempenho do leite integral para o latte art é bem melhor. Na dúvida, confira nosso artigo sobre tipos de leite para drinks e latte art.

Imagem Representando Tipos de Leite
 

 

05 – Tipos de café com leite

Se você estava achando que café com leite é tudo a mesma coisa, está enganado. Nas padarias convencionais temos o conhecido o “pingado”, ou seja, café pingado com leite. Agora, quando o assunto é máquina de espresso, você encontra vários tipos de drinks de café com leite. Veja alguns exemplos:

1 – Macchiato
A palavra Macchiato é de origem italiana que, traduzindo, significa “manchado“. Então, já compreendemos que é um drink com café, “manchado” com algum ingrediente. Neste caso, com o leite.

Drink Macchiato
2 – Cappuccino
A receita de Cappuccino italiano original, como é conhecido nas cafeterias de cafés especiais, é composta de café espresso e leite vaporizado. Nesse sentido, o objetivo é minimizar o amargor, alavancar as características de corpo e doçura do café escolhido e deixá-lo bem cremoso.
Imagem do Alto de Cappuccino com Latte Art
3 – Latte
A princípio, a receita do café Latte é basicamente composta por café espresso e leite vaporizado. O grande diferencial da bebida está na hora de vaporizar o leite. Afinal, você precisa aplicar uma técnica para não ficar tão cremoso.
Imagem do Drink Latte

4 – Lácrima
Lácrima é uma palavra italiana que, traduzindo, significa Lágrima. Em outras palavras, este foi o nome escolhido para essa bebida que basicamente é uma composição de leite com gotinhas de café espresso.

Barista finalizando Drink Lácrima

4 – Lácrima
Lácrima é uma palavra italiana que, traduzindo, significa Lágrima. Em outras palavras, este foi o nome escolhido para essa bebida que basicamente é uma composição de leite com gotinhas de café espresso.

Barista finalizando Drink Lácrima

5 – Flat White
Nada mais é do que uma dose dupla de café espresso com leite vaporizado.

Imagem do Alto de Drink Flath White

6 – Iced Latte
Trata-se do café com leite gelado.

Foto Artística de Café com Leite Gelado
 

 

06 – Equipamentos para fazer café com leite cremoso em casa

Você deve estar se perguntando: ok, então como eu faço para fazer um café com leite bem cremoso em casa? Certamente, todos esses drink de café com leite que citamos, é possível reproduzir em casa. Porém, tem alguns equipamentos que podem facilitar seu preparo:

1 – Cremeira da Bialetti
Esse é um equipamento super funcional. Ela custa por volta de R$300 e tem a vantagem de ser mais resistente, não precisa usar energia elétrica para funcionar e foi desenvolvido especificamente para deixar o leite mais cremoso.

2 – Mixer
Outro equipamento que você pode usar para dar mais textura aos seus drinks de café com leite é o convencional mixer. Porém, é um equipamento que necessita de aproximadamente duas pilhas e é um pouco mais frágil. Já o custo benefício dele é um pouco mais barato, gira em torno de R$50.

3 – Espumador de Leite
Com o Espumador de Leite Pressca você prepara em casa deliciosas receitas de Latte, Cappucino, Mocha e Macchiato.

4 – Prensa Francesa
Apesar de ter sido desenvolvida exclusivamente para o preparo de cafés, a Prensa Francesa pode deixar seu leite cremoso. Quem sabe você já tem ela em casa agora para fazer o teste.

Concluindo, o café com leite nunca mais será apenas o “pingado” da padaria depois de compreender a complexidade e a arte por trás dessa combinação. Depois dessa imersão completa nesse mundo fascinante, onde a paixão pelo café se encontra com algumas técnicas de barista, é possível transformar simples xícaras de café com leite em verdadeiras obras-primas. Experimente, descubra e desfrute da jornada sensorial única que o café com leite pode proporcionar.

Você sabia de tudo isso? Agora que você já sabe, compartilhe este post com seus amigos e familiares que são fãs de café com leite!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×