INTRODUÇÃO
O mundo do café é repleto de nuances e sabores complexos, mas como lidar quando o amargor indesejável se torna protagonista na sua xícara? Hoje, vamos explorar uma técnica inovadora que utiliza água fria durante a extração para minimizar o amargor excessivo, especialmente em cafés Robusta. Vamos mergulhar nessa abordagem única e descobrir como ela pode transformar a sua experiência!
Isso mesmo! Acrescentamos água fria no último lançamento de água da extração de um café Robusta e você não vai acreditar no que aconteceu. A técnica de jogar água fria no café promete melhorar o sabor e reduzir o amargor. Será que deu certo? Continue lendo!
Índice de Conteúdo
1 – Amargor Desejável vs. Indesejável |
2 – Como a Água Fria Diminuirá o Amargor do meu Café? |
3 – Como Aplicar a Técnica |
4 – Resultado |
Amargor Desejável vs. Indesejável
Tipos de amargor do café
Antes de mais nada, é necessário que você compreenda que existem dois tipos de amargor nas notas sensoriais do café, ou seja, as notas desejáveis e as indesejáveis. Você deve estar se perguntando: qual é a diferença entre elas ou como pode alguém desejar beber uma bebida amarga?
Nesse sentido, enquanto sabores de chocolate meio amargo, açúcar tostado e castanhas são bem-vindos, amargores provenientes de cafés super torrados ou com sabores medicinais (tipo, gosto de Dipirona mesmo) são considerados indesejáveis. O desafio é equilibrar essas notas amargas para criar uma xícara agradável e refinada.
Diferente dos cafés convencionais de mercado onde todos têm sabor amargo por causa da torra excessiva, cafés especiais são compostos de notas sensoriais específicas de acordo com sua variedade e processos, permitindo assim, que você tenha essa opção de escolha do que mais te agrada. Já o café tradicional de mercado, todos tem gosto parecido com café queimado, simples assim. Eca!
Veja bem, se a colheita do café não for feita corretamente, a torra for extremamente escura (carbonizado), guardar o café de qualquer jeito, seja em casa ou na cafeteria, e não se preocupar com a forma que ele está sendo preparado, o nível de amargor indesejável na bebida aumentará e resultará em uma experiência horrível. Neste caso, só o açúcar mesmo para controlar o problema, porque se for pra corrigir no final, já não tem mais saída!
Como a Água Fria Diminuirá o Amargor do meu Café?
Primeiramente, essa técnica pode corrigir erros de moagem, suavizar cafés com amargores intensos e proporcionar uma experiência sensorial única. Por isso, comparamos duas xícaras – uma preparada com a técnica e outra sem, vamos ver no que dá!
Para ilustrar a eficácia dessa técnica, escolhemos o café Robusta da região de Rondônia, muito conhecida por seus Robustas Amazônicos. Esses cafés, devido à sua genética, tendem a ter uma maior concentração de cafeína, o que pode resultar em um amargor mais pronunciado. A escolha do café permite mostrar que, mesmo em casos desafiadores, a técnica pode proporcionar uma bebida prazerosa.
Tecnicamente, o resultado traz a sensação de que está menos amargo, porque a água fria estanca a extração excessiva. Em outras palavras, a água fria tem o poder de decantar, deixando o café mais para o fundo do porta filtro, provocando automaticamente uma extração mais lenta. Incrível, né?
Como Aplicar a Técnica
Para aplicar essa técnica de água fria no café, você vai precisar saber o básico sobre o método V60. Além disso, também utilizamos a moagem no clik 20 do moedor manual da Timemore. Inclusive, temos um vídeo completo sobre o custo benefício deste moedor manual no YouTube, caso esteja precisando de um bom moedor em casa.
Receita:
- Método V60
- Moedor Timemore Click 20
- Café Robusta Amazônico
- Proporção de 12:1, ou seja, 25g de café para 300g de água
90ml de água gelada
Passo 1
Primeiramente, posicione o equipamento em um recipiente para receber a extração do café. Em seguida, prepare-o colocando o filtro de papel.
Passo 2
Agora, jogue um pouco da água quente no filtro de papel para obter um resultado melhor da bebida. Acredite, molhar o filtro de papel com água quente antes da extração melhora muito o sensorial da sua bebida!
Passo 3
Acrescente os 25g de café.
Passo 4
Finalmente, adicione a água quente, fazendo movimentos circulares em sentido horário até que alcance a medida de 50g de água. Feito isso, espere o tempo de pré-infusão mínima de 30 segundos.
Fique atento!
Dividiremos a extração em 3 arremessos de água até completar os 300g.
Passo 5
No último lançamento, antes de concluir os 300g de água da extração, adicione 90ml de água gelada, equivalente a 30% de água da receita.
Será que pode colocar mais que 30% de água fria na receita?
Dá sim, mas tome cuidado para não deixar o café gelado. Vale o teste com outras proporções, no entanto, percebemos um resultado super agradável nessa quantidade.
Prontinho!
Que deliiiiícia! Agora, é só provar e apreciar essa nova experiência!
Resultados e Considerações Finais
Por fim, a análise sensorial revela uma diferença notável entre as xícaras. A adição de água fria resulta em uma bebida mais suave, com notas cítricas aprimoradas e um retrogosto menos intenso. A técnica se mostra não apenas eficaz para reduzir o amargor, mas também para explorar novos perfis de sabor.
Além de ser uma técnica para aprimorar o sabor, a adição de água fria pode ser uma ferramenta valiosa para corrigir erros durante o processo de preparo, como moagens inadequadas.
Então, da próxima vez que se deparar com um café Robusta ou com características mais amargas, considere dar a ele um banho de água fria – literalmente!
0 comentários