Frete grátis para compras acima de R$169 para sudeste e R$299 para todo o Brasil!

Café amargo: saiba como evitar

Na dose certa, o café amargo é interessante. A questão é: qual é a receita para deixar a bebida na dose certa de amargor? Descubra agora!

INTRODUÇÃO

Será que a estratégia para evitar o amargor do café é só adicionar açúcar na xícara? Antes de mais nada, é ideal que você entenda essa afirmação: o café especial pode ter notas de amargor naturalmente, porém, na dose certa.

Essa característica, assim como a acidez e demais notas sensoriais, se tornam agradáveis ao paladar, promovendo experiências únicas em cada tipo de bebida. Então, fique e leia até o final para descobrir como você pode lidar com o café amargo em sua cafeteria ou em casa!

Como evitar o amargor do café?

anote para não esquecer

Primeiramente, alguns pontos contribuem para evidenciar o amargor indesejável do seu café. Nesse sentido, é necessário considerar o tratamento do café, ou seja, os cuidados tomados da sua colheita até o momento de preparo da bebida.

Veja bem, se a colheita do café não for feita corretamente, a torra for extramente escura (carbonizado), guardar o café de qualquer jeito, seja em casa ou na cafeteria, e não se preocupar com a forma que ele está sendo preparado, o nível de amargor indesejável na bebida aumentará e resultará em uma experiência horrível. Neste caso, só o açúcar mesmo para controlar o problema, porque se for pra corrigir no final, já não tem mais saída!

Você precisa saber equilibrar a ideia do amargor do café. Por isso decidimos separar 7 pontos importantíssimos para você aplicar e se livrar do amargor indesejável na xícara. Para evitar o amargor do café, você precisa observar cada etapa.

01 – Evite o amargor do café na colheita

colheita seletiva e beneficiamento

Primeiramente, é necessário saber selecionar corretamente os grãos de café que você deseja provar ou servir, ou seja, escolher cafés de qualidade especial. Isso beneficiará o resultado da bebida.

Em outras palavras, o café especial passa por procedimentos que selecionam apenas os frutos maduros para, assim, trazer qualidade sensorial para a sua xícara. Nessa etapa, você não encontrará cafés considerados verdes ou podres. Ah, caso você tenha dúvidas, clique aqui e leia nosso artigo “O que é café especial” para saber mais!

Identificando as fases do café especial

02 – Como a torra influencia o amargor do café

torra artesanal

Além da seleção especial dos grãos, o momento da torra também é importantíssimo não pode ser feita de qualquer jeito. Afinal, se o café for torrado em excesso, pode estragar o que era bom ou potencializar características ruins. Em outras palavras, a torra mal feita pode deixar o café amargo de forma negativa e desagradável para seu paladar.

Muitas pessoas procuram um café sem amargor, mas na hora de escolher o café buscam por aquele mais escuro possível. Essa busca, com certeza, te levará aos cafés mais amargos e que só poderão ser enfrentados com açúcar.

Portanto, a torra precisa ser mais achocolatada, mais opaca e não muito escura. Saiba mais sobre como a torra influencia o sabor do seu café, clicando aqui!

Como a torra influencia o amargor do café

03 – Embalagem que evita o amargor do café

armazenamento adequado
Alguns cuidados devem ser tomados ao guardar o café corretamente para evitar a oxidação, uma reação química de degradação do café.

Portanto, você precisa de uma embalagem adequada, um local livre de umidade e de odores fortes. Afinal, esse processo destrói as características sensoriais do seu café, evidenciando o amargor indesejável.

Nesse sentido, alguns até dizem que o local certo para armazenar o café é dentro da geladeira. Será que é verdade? Clique aqui para descobrir!

A dica ideal é armazenar o café dentro da própria embalagem, pois ela já foi produzida para preservar as características sensoriais do café. Essas embalagens possuem um alumínio mais grosso e uma válvula que permite os gases do café saírem da embalagem para evitar estufamento.

Embalagem que evita o amargor do café

04 – Evite o amargor do café comprando em quantidade moderada

café parado amarga

Para evitar o amargor do café em sua cafeteria ou em seu preparo no dia a dia, você precisa comprar uma quantidade que corresponda o seu consumo. Assim, você sempre consumirá um café fresco.

Isso mesmo, café parado dá dengue café amargo. Em outras palavras, se você consome 250g de café por semana, por que comprar embalagem de 1kg? O mesmo acontece na cafeteria, se você vende X quilos de café por dia, por que torrar e moer quantidades exageradas de café para deixa-lo exposto por períodos prolongados sem preparo?

O amargor indesejável do café também acontece quando você deixa os grãos degradarem, perdendo boas características de sabor. No entanto, quando você compra ou mói cafés em quantidades que você não consumirá na hora, o café fica velho, comprometendo sua qualidade.

A dica é: escolha comprar cafés em menor quantidade e com maior frequência para garantir o frescor da torra e preservar o melhor das características na hora de preparar a bebida. Afinal, o maior vilão do café é o oxigênio, ou seja, quando você abre uma embalagem de café, ele já estará vulnerável a começar o processo de oxidação.

Atualmente, aqui na Unique Cafés optamos em investir em embalagens menores do que as encontradas no mercado normalmente. Nesse sentido, escolhemos oferecer quantidades a partir de 150g. Dessa forma, você sempre consumirá um café fresco.

Você pode aprender mais dicas de armazenamento e produção de qualidade para sua cafeteria em nosso Curso de Gestão de Cafeterias. Clique aqui e saiba mais!

Agora, se você gosta de tomar cafés diferentes em casa sem desperdiçar, conheça nosso clube de café: o Clube U. Temos planos de 340g a 1kg, sem contar as opções corporativas. Assim, você pode degustar cafés diferenciados todos os meses, na quantidade que você consome e sem desperdícios. Saiba mais!

Quantidade certa de café para não amargar

05 – Como fazer para café não ficar amargo

preparo adequado

A maneira de preparar a bebida também influencia no amargor do seu café. Por exemplo, se você não conhece determinado equipamento, poderá fazer o uso inadequado dele e alterar negativamente o amargor do café.

Portanto, sugerimos que você sempre pesquise as recomendações de como usar o método de preparo desejado. Existem diversos vídeos ensinando gratuitamente no YouTube, inclusive temos uma playlist em nosso canal com muitos métodos de preparo.

Recentemente, lançamos um curso grátis de café que também pode te ajudar muito. O Curso Cafezeiro ensina desde “o que é café especial” até o uso de alguns equipamentos de preparos. Clique aqui e inscreva-se para começar hoje!

Café espresso é amargo?

06 – Para evitar o amargor, beba o café imediatamente

consumo imediato
O uso de garrafa térmica pode provocar amargor no café. Então, esqueça o uso dessas garrafas quando o assunto for café de qualidade. Ela tem funcionalidades mais interessantes, mas para nós é considerada uma inimiga do café. Saiba mais!

Talvez você não saiba, mas o tempo de oxidação do café em uma garrafa térmica é aceleradíssimo, além da fermentação provocada pelo açúcar natural do café fechado em um ambiente quente dentro da garrafa.

Portanto, armazenar café dessa maneira pode trazer sabores desagradáveis à sua bebida. A dica é que você prepare na quantidade que você for tomar e consuma imediatamente.

Garrafas térmicas deixam o café amargo

07 – Se passou da validade, o café amarga mesmo

respeite a validade
Compre seu café na medida certa da sua necessidade. Assim, você evita tomar café amargo por motivos de degradação. Ninguém merece tomar café passado e vencido.

Diferente dos vinhos, o café não fica melhor com o passar do tempo. Portanto, se deixar ele por muito tempo com você, ainda que sem abrir a embalagem, ele perderá o sabor e ganhará amargor.

Um passo de cada vez!

Lendo todas essas dicas você pode pensar: “nossa, mas é muito complexo!” Calma! Você não precisa começar a realizar todos esses processos logo amanhã.

Comece mudando uma atitude por vez. Primeiro, busque cafés especiais. Depois, comece a observar como armazena. Com o tempo, vá estudando a melhor forma de preparar o café em casa. Aos poucos, além de ficar muito bom em preparar cafés, você estará imergido nesse universo tão apaixonante!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como cafés especiais são pontuados?

Como cafés especiais são pontuados?

INTRODUÇÃO Você sabe como cafés especiais são pontuados? Primeiramente, não é adivinhação, simpatia pelo café, amizade com o produtor nem o número do bingo do último sábado. Em outras palavras, o assunto é complexo e interessante, então decidimos te explicar um pouco...

O que é café Arábica e Robusta?

O que é café Arábica e Robusta?

INTRODUÇÃO Que negócio é esse de café "100% Arábica"? Será que se eu tomar esse café a vida inteira chego a aprender árabe por osmose? Afinal, o que é café Robusta? O que comem, onde vivem? A gente lê isso em várias embalagens de café e até achamos legal, mas na...

Como a torra do café influencia o sabor da sua bebida?

Como a torra do café influencia o sabor da sua bebida?

INTRODUÇÃO Você ainda se pergunta por que o café especial é mais clarinho, ou reclama que não é "forte" suficiente? Isso tem tudo a ver com a torra do café e você está prestes a descobrir! Afinal de contas, isso influencia no sabor ou é só para diferenciar da...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0
    0
    Carrinho
    Carrinho vazioRetornar à loja
    Conversar
    Oi, precisa de uma mãozinha?

    ×