Aprenda como filtrar café na pedra - Conheça o método Kyuemon

Dá para filtrar café na pedra? Conheça o método Kyuemon

Aprender como filtrar café na pedra através do método Kyuemon é uma quebra de paradigma em relação aos filtros convencionais. Confira!

INTRODUÇÃO

Era só o que faltava: filtro de pedra para café! Será que isso funciona mesmo? Especialmente para cafezeiros que não tem coração de pedra, neste artigo, unimos o café mais raro e as habilidades do Gabriel ao método de preparo de café que também é uma raridade: o filtro de pedra Kyuemon.

   

Conheça o Kyuemon

O filtro de café de cerâmica porosa Kyuemon é uma verdadeira quebra de paradigma em relação aos filtros convencionais. Sua textura é leve, com uma delicadeza tátil surpreendente. Nesse sentido, o que o torna ainda mais intrigante é o suporte de cerâmica incorporado, projetado com um generoso orifício na base, permitindo sua fixação sobre qualquer xícara ou recipiente, como aqueles tradicionais.

Surpreendentemente, esse produto tem uma presença global bastante discreta; após quase três décadas desde sua criação, ainda é possível encontrá-lo apenas no site oficial da Kyuemon e em alguns poucos varejistas online no Japão.

Textura do filtro de pedra
Como funciona o filtro de pedra
   

Como filtrar café no filtro de pedra Kyumeon

Ingredientes

25g de café
350g de água

Passo 1
Primeiro, passe uma água quente sob o Kyuemon para pré-aquecer o equipamento.

Apesar de não haver filtro de papel, equilibrar a temperatura será importante para o resultado da sua bebida.

Adicionando água quente sob o porta filtro
    Passo 2 Em seguida, adicione os 25g de café sob a pedra. Dica: utilizamos a moagem um pouco mais grossa, afinal, se o café estiver muito fino pode tampar a porosidade da pedra. Se você tem um moedor Timemore C2, utilizamos o clique 26.

Passo 3
Agora, lance a água quente do centro para as laterais em movimentos circulares até que umedeça todo o café.

Espere o tempo de pré-infusão (aproximadamente 40 segundos) e prepare os ataques de água:

1º ataque: adicione água até atingir 200g e pare por 20 segundos.
2º ataque: adicione água até atingir 300g e pare por 20 segundos.
3º ataque: finalmente, adicione os 50g restantes de água que faltam.

Dica: aprenda novas técnicas de ataques de água, como a técnica Tetsu para melhorar sua performance no preparo de cafés. Afinal, tudo isso vai gerar impacto no resultado sensorial da sua bebida.

Está pronto!
Agora, é só servir e apreciar seu café filtrado! O tempo final dessa extração foi 3min. Rápido, né?

Adicionando água quente na filtragem do café
Barista servindo café na xícara

 

 

Afinal, o filtro de pedra é bom ou ruim?

Quer saber o resultado dessa extração e descobrir se essa experiência de filtrar café direto na pedra realmente vale a pena? Nós anotamos algumas características importantíssimas para você!

Antes de mais nada, notamos que a extração apresentou uma coloração mais clara. Porém, é importante considerarmos que fizemos uma diluição maior e também as características naturais do café que utilizamos: a Raridade Star Maya, que tinha notas mais delicadas.

Em outras palavras, ficou muito bom! A acidez do café Star Maya neste método de preparo e nesta receita, vibrou. Também ressaltou a doçura e características de flores, limão ciciliano e especiarias. Então, pode ser que em cafés com perfil sensorial mais ácido sejam os melhores para este método. Ficou surpreendente!

Não houve nenhuma interferência de sabor do método para a bebida, inclusive, depois que o café esfriou um pouco, notamos que o aroma lembrou muito a experiência de tomar a água gaseificada da fonte ferruginosa do Parque das Águas de São Lourenço.

Ficou confuso e quer saber como um café filtrado na pedra pode apresentar tantos resultados sensoriais assim? Fizemos um vídeo em nosso canal do YouTube que mostra como sentir as notas sensoriais do café. Aproveite para aprimorar suas habilidades como cafezeiro!

 

 

Será que existe diferença entre os cafés?

Pode até parecer loucura, mas atualmente, estamos cercados de métodos de preparo que contam com tipos de pedra para fazer a filtragem como a porcelana, cerâmica, etc. A história da cerâmica, por exemplo, é milenar. Desde a época das cavernas já existiam diversos utensílios domésticos com este material. No entanto, as coisas foram evoluindo com o passar dos anos e outros tipos de pedras e minerais foram sendo moldados para várias utilidades, inclusive, para filtrar café.

Nesse sentido, a porcelana tomou conta do mercado não só pela sua resistência, mas também pela sua capacidade de trazer um acabamento refinado. Atualmente, a porcelana mais famosa é a japonesa que, por sua vez, desenvolveu um dos filtros mais inovadores do momento.

Criado pela empresa, Kubota Minoru – o Kyuemon é um filtro de porcelana poroso e que promete ressaltar características bem específicas do seu café. Ele veio da ideia da purificação e filtragem da água sob pedras, seguindo o mesmo princípio do carvão, que é utilizado para esse tipo de filtragem.

A marca começou se aventurando no mercado de cafés, desenvolvendo xícaras, chaleiras e coisas úteis para se colocar o café depois de pronto, em seguida, começou a pensar em equipamentos de preparo.

O Kyuemon foi sucesso em 2022, em uma feira no Japão. Segundo nossos informantes, esse sistema de filtragem na pedra bombou. Agora, será que no Brasil essa moda pega?

Concluindo, se você já tomou café filtrado na pedra dessa maneira, conte-nos como foi sua experiência e compartilhe este passo a passo com os amigos que são apaixonados por café como você!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Como fazer café no coador de pano

Como fazer café no coador de pano

INTRODUÇÃO O café coado no coador de pano é uma tradição brasileira que carrega consigo não apenas o sabor único da bebida, mas também uma carga emocional ligada a memórias afetivas e momentos familiares. No entanto, você está fazendo do jeito certo ou apenas...

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

Como fazer café espresso usando a Cafeteira espresso ARAM

INTRODUÇÃO Depois de muito aguardarmos, chegou a hora de fazer nossa review sobre a Cafeteira Espresso Aram, uma produção brasileira que promete levar café espresso para qualquer lugar! Será que é boa mesmo? Leia até o final e descubra tudo!Índice de Conteúdo 1 - O...

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

Leite Cremoso na Prensa Francesa para Latte Art e Drinks

INTRODUÇÃO Depois d o nosso café espresso feito na cafeteira italiana, qual outra gambiarra poderia surgir? Ah, claro! Um leite cremoso feito na prensa francesa inusitado para fechar com chave de ouro o Guia Tabajara do Cafezeiro! Mas adiantamos, apesar de ser tudo um...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

2 Comentários

  1. Como higieniza o filtro de cerâmica?

    Responder
    • Bom dia, Lais!

      Agradecemos pela sua participação =)

      A higienização deve ser feita com bastante água quente, dos dois lados do filtro. E de tempos em tempos, se possível, colocá-lo de molho em água quente com um pouco de Cafiza (detergente especial para limpar equipamentos de café) e enxaguar bem.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×