Não tome mais café velho - Aprenda identificar pontos importantes!

Não tome mais café velho

Depois de ler este artigo, você nunca mais tomará café velho! Aprenda a identificar se o café que você está tomando é fresco ou passado!

INTRODUÇÃO

Depois de ler este artigo, você nunca mais tomará café velho! Muito se fala do pós-torra, mas o café pode envelhecer e perder sua qualidade em todas as suas fases, ou seja, na fazenda, quando ainda está cru, depois de torrado, moído e depois de preparado. Ah! Também revelamos dicas valiosas para preservar a qualidade da sua bebida, então aproveite!

   

5 pontos em que o café pode envelhecer

Será que você está tomando café velho e não sabe? Afinal, o café não envelhece apenas quando fica na embalagem por muito tempo ou quando esfria na xícara. Como falamos anteriormente, não é só depois da torra que a qualidade do café é comprometida. Portanto, veja os 5 pontos em que o café pode envelhecer:

  • Arbusto na fazenda;
  • Quando está cru;
  • Quando o café é torrado;
  • Empacotado;
  • Depois de preparado.

É muito mais amplo do que você imaginava, né? Mas fique tranquilo, vamos te explicar detalhadamente. Continue lendo!

 

 

Na fazenda

Quando o café envelhece no arbusto

Primeiramente, se o produtor de café não tiver uma certa atenção e agilidade no processo de colheita, os frutos podem secar ainda no pé, transformando em café seco, ou como conhecemos atualmente: café bóia. Além disso, pode haver crescimento de bolor, fazendo com que o café perca sua qualidade.

Em outras palavras, este é o primeiro ponto de envelhecimento do café e acredite, tem gente que comercializa este café, inclusive, talvez ele esteja guardado aí no armário da sua casa. Se você ainda toma café convencional de mercado, provavelmente já sentiu o sabor que ele tem. (Eca!)

Café Seco ou Boia

 

 

Envelhecimento do café cru

Agora, seguindo o ciclo natural do café, imaginemos que o fruto foi bem cuidado no terreiro da fazenda e não deixaram ele envelhecer no pé. A partir daí ele torna-se café cru e quando bem armazenado é possível trabalhar este café durante um ano. Em outras palavras, é o que chamamos de safra.

Nesse sentido, chega um momento em que se este mesmo café ficou muito tempo parado no armazém, ele começa a apresentar sinais sensoriais ruins, ou seja, o café fica com gosto de safra passada.

Dentro dos armazéns costuma ter um controle de oxidação dos grãos como as embalagens e sistemas de refrigeração para evitar a degradação da qualidade e permitir que o “café fique vivo” nesse estágio em que ele está cru.

Por fim, fica a dica para os produtores de café especial: quanto mais rápido seu café for comercializado, maior será a potência que ele será entregue e apresentar a maior qualidade possível para seus clientes.

Sacas de café empilhadas no armazém
Sistema de refrigeração do armazém de café
Sistema de refrigeração de armazenamento de café
Café Cru
   

Envelhecimento do café na torra

A torra é o processo que evidencia as notas sensoriais do fruto do café e que serão apresentadas na xícara. Além disso, é um processo físico e químico, ou seja, através do calor substâncias químicas do café são transformadas para proporcionar dois tipos de sabores: o sabor da origem do café ou terroir e, o sabor gerado através da torra. Veja como acontece. Normalmente, as notas achocolatadas e caramelo, são desenvolvidas na torrefação do café. Em contrapartida, as notas florais e frutadas são características da fazenda onde o café foi cultivado. A torra é um fator determinante para trazer todas essas características sensoriais à tona. A partir do momento em que o café é torrado, criamos um gráfico que aponta o melhor momento do café, depois disso, ele começa o processo de degradação natural. No entanto, para que você saiba identificar o melhor momento do seu café em casa temos uma dica, confira:
Torrador de café analisando a torra
  • Apesar de muitos acharem o contrário, o café recém torrado também não é bom, afinal, no processo de torra é desenvolvido muito dióxido de carbono, uma substância muito adstringente ao paladar. Então, enquanto ele não estabiliza a saída de dentro da semente, o café não se apresenta da melhor forma.

Realizamos alguns testes e notamos que depois de aproximadamente 5 dias é quando o café começa a estabilizar. Após esses 5 dias, o café começa a aparecer e posteriormente cabe uma avaliação até que se note que o café já está ficando passado.

 

 

Como avaliar se o café está velho através do preparo

Você sabia que dá para avaliar a qualidade do café através do preparo? Isso mesmo, esse é o momento que o cafezeiro chora e o produtor não vê. É possível observar algumas características no preparo do café que determinam sua qualidade.

Enquanto você está filtrando seu café, por exemplo, e ele está hidratando e desenvolvendo o que chamamos de blooming, ou seja, que é quando o café vai inchando e soltando algumas bolhinhas, é sinal que ainda existe um frescor natural da torra. Em contrapartida, se você notar que há ausência do blooming é sinal que o café já está na curva de degradação.

Nesse sentido, também é possível avaliar a qualidade de um café através da crema do café espresso. Se o café está na curva de degradação, a crema do espresso não fica espessa, esbranquiçada, abre facilmente, etc. E aí, já tomou café espresso assim?

Preparando café filtrado
   

Importância do bom armazenamento para não envelhecer o café

Acredite, não saber armazenar corretamente seu café pode acelerar a oxidação dele. Temos até um outro artigo que fala detalhadamente sobre boas práticas para armazenar seu café e preservar sua qualidade.

Nesse sentido, o pacote de café da Unique Cafés foi desenvolvido para ser uma alta barreira contra oxidação, assim, você pode armazenar seu café na própria embalagem que você adquire quando compra nossos cafés.

Em outras palavras, essa embalagem é feita com material laminado, mais grosso, que auxilia no controle de temperatura. Além disso, acompanha um elástico que serve para fechar bem o pacote depois de aberto e tem uma válvula de respiro que expele o dióxido de carbono remanescente da torra para que a substância não fique em contato direto com o grão, preservando assim sua qualidade. Interessante, né?

Também nos preocupamos com a transparência das informações contidas na embalagem para que você tenha consciência que está tomando um café fresco. Por isso, colocamos exatamente a data que o café foi torrado no pacote.

Várias embalagens de cafés especiais
   

Motivos para moer o café na hora para preservar a qualidade

Se você ainda compra cafés já moídos, repense e passe a comprar em grãos para garantir uma bebida com mais qualidade. Afinal, a moagem feita na hora faz total diferença.

Em outras palavras, imagine que o café em grão é uma cápsula que contém todas as características e informações daquele determinado café. A partir do momento que você quebra o café, essas características ficam expostas ao oxigênio de maneira mais agressiva, acelerando o processo de degradação caso ele não seja preparado na hora.

Moagem do café
   

Como conservar o café depois de preparado

Direto ao ponto: será que a famosa garrafa térmica realmente preserva a qualidade do café preparado?

Segundo alguns testes, a garrafa térmica é eficiente por um curto espaço de tempo. Em outras palavras, se a bebida ficar muito tempo na garrafa pode causar algumas complicações como a fermentação induzida.

Algumas marcas de garrafa térmica apontam que o tempo máximo para beber um café com suas características preservadas é entre 30 a 40 minutos. Depois disso, a bebida pode entrar em processo de fermentação corrompendo a qualidade e causando até problemas à sua saúde como dores de estômago, úlceras, etc.

Para resolver esse problema nós temos algumas dicas para você diminuir suas chances de tomar café velho. Confira:

  • Invés de usar a garrafa térmica para armazenar o café já preparado, utilize-a apenas para preservar somente a água e filtre seu café em monodose;
  • Se o seu café esfriou na xícara, experimente aquecê-lo no microondas;
  • Experimente o drip coffee, o preparo em monodose que pode ser preparado diretamente em sua xícara em qualquer lugar. Tudo o que você vai precisar é um pouco de água quente.

Concluindo, se você ainda não tem o hábito de investir em cafés especiais e ainda toma qualquer extra forte do mercado, provavelmente está sempre tomando café velho e comprometendo sua saúde. Este conteúdo é para te alertar que a vida é muito curta para tomar café velho, por isso escolha ter boas experiências com a bebida mais amada do mundo!

Utilidade pública: compartilhe este conteúdo com o máximo de pessoas que você conseguir e ajude outras pessoas a parar de tomar café ruim!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×