Por que você deve moer o café na hora - Unique Cafés

Por que você deve moer o café na hora

Melhore sua performance no preparo de café, aprendendo a moer o café na hora. O resultado obtido é indiscutível!

INTRODUÇÃO

Se você é um apreciador de cafés, já deve ter ouvido falar sobre a importância de moer o café na hora. Neste artigo, vamos explorar os motivos pelos quais essa prática é tão valorizada, oferecendo uma experiência única e autêntica. Vamos mergulhar nesses detalhes para que você compreenda a diferença que isso faz no seu momento de degustação.

 

 

Você sabe realmente o que é café fresco?

Antes de mais nada, o frescor do café vai além de ser apenas uma bebida quente ou feita recentemente. O que determina o verdadeiro frescor do café está intrinsecamente ligado ao momento em que os grãos são torrados. Após o processo de torra, o café está pronto para ser consumido, e a data de fabricação determina o início do seu tempo de validade.

Torra do Café
 

 

Moer o café na hora do preparo preserva o frescor

Agora, se você já leu nosso artigo sobre os Inimigos do Café, sabe que a oxidação é um dos principais deles, resultando na perda de sabor ao longo do tempo. Nesse sentido, o café em grão funciona como uma cápsula de proteção, preservando os sabores e aromas. Ao moer o café, essa proteção é rompida, expondo-o ao oxigênio e acelerando a perda de frescor. Portanto, a dica para todo barista e coffeelover é clara: se possível, consuma café em grão e moa na hora que for preparar!

É nesse momento crucial que as partículas de café começam a absorver a água, desencadeando uma série de reações que resultam no sabor e aroma que amamos. Pode parecer simples, mas a pré-infusão é a base para a criação de uma xícara perfeita.

Imagem Artística Mostrando o Processo de Moagem do Café
 

 

A Importância do Moedor

Ter um moedor em casa permite que você ajuste a moagem conforme o método de preparo desejado e pode proporcionar uma experiência personalizada. Então, caso você seja apaixonado por cafés como a gente, precisa equipar seu cantinho do café com um moedor de qualidade.

Existe uma ampla variedade de moedores de café no mercado. No entanto, se você se ligou na importância de moer o café na hora do preparo e deseja comprar seu primeiro moedor, indicamos o Timemore C2.

O moedor de café manual C2 da Timemore é um produto revolucionário que te auxilia nesses desafios do dia a dia. Do café coado ao espresso, você consegue alcançar o tipo de moagem adequada para cada método de preparo. Mas na dúvida você pode conferir este vídeo que mostramos o passo a passo de como funciona o moedor manual C2 da Timemore e, principalmente, se vale a pena investir na compra.

 

 

Dá para saber se o café é fresco ou não?

Claro que sim! Suponhamos que um amigo te trouxe um café e, segundo ele, está fresco, acabou de moer. Porém, é no preparo que você vai tirar a prova!

Ao fazer um café coado, por exemplo, observe a formação da crema. Se ela for menos espessa e soltar uma coloração mais esbranquiçada, significa que o café está fresco. Veja imagens ao lado.

No caso do café espresso, a crema da extração também é indicativa do frescor. Então, a possível identificar essas características:

▸ Padronização de cor ao redor da xícara;
▸ A crema fica mais espessa e não se rompe facilmente como no sub extraído;
▸ Manchinhas mais escuras características do que chamamos de espresso tigrado;
▸ Aroma agradável. Só de aproximar a xícara já será possível perceber a doçura pelo cheiro;
▸ Ao provar, identificará todas as características básicas de doçura, acidez e intensidade presentes do café que você está utilizando;
▸ Retrogosto agradável.

Como Fica a Crema do Café Coado de Qualidade
Como Fica a Crema do Café Espresso de Qualidade

No entanto, essa análise visual é uma maneira simples, mas eficaz, de garantir a qualidade do café que você está prestes a saborear. Interessante, né?

Mesmo ao optar por café em grão, o armazenamento adequado é crucial para preservar o frescor da bebida. Nesse sentido, armazenar o café corretamente para manter sua qualidade é muito importante. Então, aqui vai algumas dicas:

▸ Mantenha-o na embalagem original;
▸ Feche-o bem utilizando o elástico anti-oxidante;
▸ Não deixe-o exposto ao ar;
▸ Potes herméticos podem ser seu aliado.

Agora, se você deseja saber de forma mais completa como deve armazenar café especial, aqui mesmo em nosso Blog você pode aprender. Dizem que guardar café na geladeira resolve, mas não é bem assim!

 

 

Tenha a experiência incrível de personalizar sua moagem

Como falamos anteriormente, além dos benefícios relacionados ao frescor, consumir café em grão oferece a vantagem da personalização. Você pode escolher a moagem ideal para o método de preparo desejado, seja para um espresso encorpado ou um café coado suave. Essa flexibilidade proporciona a liberdade de adaptar sua experiência de café de acordo com suas preferências.

Em resumo, moer o café na hora não é frescura, mas uma maneira de garantir uma experiência autêntica e fresca a cada xícara. Investir em um moedor de qualidade e escolher café em grão são passos simples que fazem toda a diferença no aroma e sabor do seu café. O segredo é não ter pressa e apreciar o café do preparo ao último gole.

Agora, compartilhe com seus amigos cafezeiros que vão te convidar para tomar um café fresco de verdade ainda essa semana!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×