10 Receitas de Preparo do Café Frutado | Manual de uso completo!

Descubra 10 maneiras incríveis de preparar café Frutado com nosso guia completo. Do espresso ao tradicional melitta!

INTRODUÇÃO

Você ama café e quer vivenciar outras maneiras de preparar aquela deliciosa xícara de café Frutado? Atendendo a pedidos, elaboramos um manual completo com 10 receitas de preparo do nosso café Frutado, adequadas tanto para cafeterias quanto para o preparo em casa. Abaixo, compartilhamos nossas sugestões de receitas, cada uma otimizada para revisitar o melhor sabor e aroma desse tipo especial de café.

Agora não tem erro! Do espresso ao tradicional Melitta, esse manual está cheio de dicas de preparo e vai ficar salvo aqui para você consultar sempre que precisar. Não erre mais na hora de preparar seu café na cafeteira italiana e aprenda as melhores receitas para prensa francesa, aeropress e V60.

Índice de Conteúdo

1 – Espresso
2 – Cafeteira Italiana
3 – Prensa Francesa
4 – V60
5 – Koar
6 – Chemex
7 – Clever
8 – Aeropress
9 – Kalita
10 – Melitta
 

 

01. Espresso

Primeiramente, você sempre deve sempre se perguntar se o café que está preparando é bom para espresso. Afinal, cada café tem um perfil e pode ser que a extração por espresso não seja a melhor opção. No caso do café Frutado, é um dos cafés que indicamos para o este método.

Em outras palavras, o café Frutado é mais encorpado, mais doce e com perfil de torra mais acentuado. Tudo isso favorece um bom espresso. No entanto, a receita pode variar conforme o seu equipamento. A dica é equilibrar o tempo de extração entre 26 a 27 segundos.

Extração de café espresso
 

 

02. Cafeteira Italiana

Antes de mais nada, entenda como funciona sua cafeteira italiana e se precisar de um tutorial mais completo temos um vídeo ensinando. Pedimos que se atente a isso porque, para preparar uma boa receita, é importante que você respeite a marcação de limite do café que já vem determinado nela.

Basicamente, você tem dois caminhos para preparar o café Frutado na cafeteira italiana: uma receita mais próxima do espresso, mais encorpada, ou mais suave. Para obter esses diferentes resultados é só ajustar o tipo de moagem, sem mexer na proporção de café que já vem demarcado na sua cafeteira italiana. Vamos deixar aqui embaixo as duas opções:

 

 

03. Prensa Francesa

Na Prensa Francesa, nossa recomendação é a proporção de 11:1, ou seja, 20g de café para 220g de água. Essa é uma das maneiras mais simples de preparar o café Frutado, seja em casa ou na cafeteria.

Nesse sentido, é importante você ficar atento ao tipo de moagem. O ideal é que seja uma moagem mais grossa, lembrando a espessura de uma canjiquinha ou ovomaltine.

Como é um equipamento de infusão, cuide para que o tempo de extração não exceda 4 minutos. Recomendamos que o tempo de infusão seja feito em até 3 minutos e 30 segundos.

Servindo café na Prensa Francesa

Dicas:

  • Quando for jogar água, molhe todo o café até chegar na proporção desejada;
  • Deixe o café saturar por até 1 minuto, depois mexa com uma colher;
  • Antes de consumir, espere um pouco até que o micro pó gerado na moagem do café decante;
  • Descarte o último gole.
 

 

04. V60

Esse é fácil, mas não se esqueça de saturar o filtro de papel para que sua bebida não fique com gosto de papel, tá? Para preparar o café Frutado no V60 recomendamos a proporção de 13:1, ou seja, 30g de café para 390g de água. Utilize moagem média, na espessura de um açúcar cristal.

Agora, no preparo, divida-o em 4 ataques de água. No primeiro, acrescente 90g de água e espere a pré-infusão acontecer por, no mínimo, 30 segundos. Depois, faça mais 3 ataques de água de 100g, com 10 segundos de intervalo entre eles para concluir a extração. O tempo de preparo gira em torno de 3 minutos e meio.

Preparando café no V60

 

 

05. Koar

Antes de mais nada, encaixe bem o filtro no seu equipamento e não se esqueça de saturá-lo com água quente para tirar o sabor do papel. Quanto à moagem, o ideal é que seja um pouco mais fina que a espessura de um açúcar cristal.

Recomendamos a proporção de 30g de café para 360g de água. Seguindo a mesma orientação do V60, divida a extração em 3 ataques de água. A primeira com 60g de água, respeitando o tempo de pré-infusão de 30 segundos e depois mais dois ataques de 150g.

Além disso, o Koar permite que você aplique a técnica de Rao Spin, ou seja, mexer o café no momento da extração. Inclusive, temos um vídeo que explica em detalhes como fazer a técnica de Rao Spin.

Preparando café no Koar

 

 

06. Chemex

Lembrando sempre de jogar água quente no filtro de papel antes de colocar o café, recomendamos a proporção de 11:1 no preparo de café Frutado na Chemex, ou seja, 30g de café para 330g de água. O ideal é que a moagem seja média para grossa, semelhante à espessura de um sal de parrilla.

Dicas:

  • Quando for lançar a água lembre-se de começar pelo centro e fazer movimentos circulares no sentido horário, cuidado para que a água não seja lançada diretamente na lateral do filtro para não prejudicar o fluxo de extração;
  • Divida os lançamentos de água em 3 partes. Na primeira, lance 80g e espere o tempo de pré-infusão (no mínimo 30 segundos). Depois, faça mais 2 lançamentos de 120g de água;
  • O tempo total de extração é de 3 minutos e 10 segundos;
  • Para aprender com detalhes como filtrar café na Chemex é só assistir o vídeo ao lado.

 

 

07. Clever

Para a Clever, recomendamos a proporção de 1:11, ou seja, 30g de café para 330g de água. Quanto à moagem, o ideal é que seja média-grossa, próxima da espessura de uma canjiquinha.

Dicas de Preparo:

  • Coloque o filtro e passe água quente para remover o gosto do papel;
  • Adicione metade da água e espere 1 minuto;
  • Adicione o restante da água, movimentando bem, tampe e deixe infundir por mais 1 minuto antes de extrair;
  • Procure deixar a tampa de lado para que o vácuo não prejudique a qualidade da sua extração;
  • O tempo total da receita é de mais ou menos 3 minutos e 40 segundos.
Clever
 

 

08. Aeropress

Primeiramente, para fazer o café Frutado na Aeropress recomendamos a proporção de 12:1, ou seja, 18g de café para 216g de água. Quanto à moagem, o ideal é que seja média-grossa, próxima da espessura de uma canjiquinha.

Dicas de Preparo:

  • Pré-aqueça a borracha da seringa e higienize o filtro.
    Coloque o café na Aeropress, adicione a água e mexa com o auxílio de uma colher;
  • Tampe, aguarde 30 segundos, inverta e pressione por 1 minuto e meio;
  • Na hora de fazer a pressão, não precisa colocar muita força. Conforme ela vai te dando espaço, você vai pressionando;
  • O tempo de preparo é de, em média, 2 minutos e 10 segundos.
Barista preparando café na aeropress

 

 

09. Kalita

Antes de mais nada, Kalita é um método que fará seu café Frutado render. Para isso, recomendamos a proporção de 15:1, ou seja, 30g de café para 450g de água, utilizando a moagem média-grossa próxima da espessura de um ovomaltine.

Dicas de Preparo:

  • Encaixe o filtro, passe água quente e descarte;
  • Faça a pré-infusão com 60g de água por 30 segundos;
  • Divida a água restante em três arremessos de 130g, com intervalos de 15 segundos;
  • O tempo de preparo seguindo essa receita foi de 3 minutos e 35 segundos;
  • Para aprender como fazer extração de café utilizando a Kalita Wave, assista o vídeo abaixo.
 

 

10. Melitta

Esse método não podia faltar! Para o preparo de café Frutado no clássico Melitta, recomendamos a proporção de 12:1, ou seja, 30g de café para 360g de água, utilizando a moagem média próxima da espessura de um açúcar cristal.

Dicas de Preparo:

  • Dobre e coloque o filtro no suporte, passe água quente para remover o gosto do papel;
  • Despeje 60g de água em zigue-zague para pré-infusão de 40 segundos;
  • Complete em dois arremessos de 150g cada, com intervalos de 25 segundos;
  • O tempo de preparo seguindo essa receita foi de 3 minutos e 45 segundos.
Servindo café no Melitta

Por fim, essas receitas abrangem diversos métodos de preparo, garantindo que você possa apreciar o melhor do nosso café Frutado, seja em casa ou na sua cafeteria. Experimente cada um deles e descubra qual método destaca melhor os sabores e aromas que você adora. Se tiver outras receitas ou sugestões, deixe nos comentários e continue acompanhando nosso canal no Youtube para mais dicas e técnicas de preparo de café. Até a próxima!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Comprar café já moído traz malefícios?

Comprar café já moído traz malefícios?

INTRODUÇÃO Quando falamos de café especial, cada detalhe conta. Da origem dos grãos à forma de preparo, todos os passos influenciam diretamente no sabor final. Mas, e a moagem? Comprar café já moído traz malefícios? A resposta pode te surpreender. Então, vamos...

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

Aprenda a Fazer Hambúrguer com Cebola Caramelizada com Café

INTRODUÇÃO Você já imaginou combinar café com hambúrguer, cafezeiro? Pode parecer inusitado à primeira vista, mas essa combinação tem se destacado na gastronomia contemporânea, trazendo novas experiências de sabor e aroma para pratos clássicos. Neste artigo, vamos...

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

Guia Completo com 8 Moedores de Café para Ter em Casa

INTRODUÇÃO Se você é um verdadeiro apaixonado por café, sabe que nada supera o aroma e o sabor de um café moído na hora. E para alcançar esse nível de frescor e qualidade, é essencial ter um bom moedor em casa. Nesse sentido, com uma ampla variedade de opções...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×