Como aprender a gostar de café - Dicas infalíveis para se apaixonar

Como aprender a gostar de café?

Aprenda a gostar de café desenvolvendo seu paladar com as melhores dicas e receitas para se apaixonar pela bebida mais popular do mundo!

INTRODUÇÃO

Para você que é um “quase cafezeiro“, chegou a hora de aprender como criar o famoso “bichinho do café“. Fica tranquilo, não vamos ficar te falando que você tem que comprar café caro. Hoje vamos só te ajudar a entrar na igreja do café, mais tarde te convertemos! Aprenda como começar a gostar de café de verdade!

   

As dúvidas dos “quase cafezeiros”

um plano de fundo sobre o universo dos cafés especiais

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, conhecido por seu aroma irresistível e sabor único. No entanto, nem todo mundo consegue apreciar o café logo de cara.

Muitas pessoas relatam que não gostam do sabor amargo ou têm dificuldade em apreciar os diferentes sabores e aromas encontrados nas variedades de café. Então, se essa é a sua realidade, não se preocupe, é possível desenvolver o paladar e se tornar um verdadeiro apreciador de cafés. Neste artigo, vamos mostrar o caminho para se apaixonar pela bebida e se tornar um cafezeiro de verdade.

Diferença entre os tipos de café

Antes de mais nada, você precisa reconstruir alguns conceitos importantes, por exemplo, você fala ou já ouviu a frase “café é café em qualquer lugar”? Bom, isso é uma das coisas que mais irritam donos de cafeterias, mas essa não é a questão. A ideia de que café é café em qualquer lugar não existe!

Primeiramente, ainda existem muitas pessoas que estão acostumadas a tomar o famoso “açúcar com café” no copinho americano da padaria da esquina e desconhecem o que é um verdadeiro café especial.

Diferente dos cafés tradicionais de supermercado, o café especial consiste no fruto selecionado, colhido na fase correta da maturação, passa por processos específicos com a finalidade de agregar valor e qualidade na bebida. Em contrapartida, cafés convencionais de mercado são puro resíduo, composto de grãos de baixíssima qualidade, torrados excessivamente para esconder impurezas. Além de ser impossível tomar esses cafés sem uma quantidade generosa de açúcar, fazem muito mal à sua saúde.

Já parou para pensar que você pode não gostar de café porque na verdade tomou café de baixa qualidade a vida inteira? Nesse sentido, vamos te mostrar agora coisas que podem te atrapalhar nesse processo de gostar de beber café.

 

 

Coisas que te atrapalham a gostar de café

Primeiro, dificilmente você gostará de café extraforte puro e sem açúcar, portanto, investir em cafés de baixa qualidade pode te prejudicar no processo de gostar da bebida. Se você já começa pelo ruim, ao invés de gostar você vai abominar o café. Em outras palavras, é como se você forçasse a gostar de laranja, ingerindo laranja podre.

Outro erro muito comum entre as pessoas que desejam aprender mais sobre café é ir até uma cafeteria, mostrar essa vontade de desenvolver o paladar, mas chegando na hora de pedir, escolhe começar pelo café espresso.

Café coado para drink alcoólico com café

Nesse sentido, o café espresso não é a melhor opção para desenvolver seu paladar porque é uma bebida forte, concentrada e muito potente. Inclusive, costumamos dizer que a máquina de café espresso é uma lupa, ou seja, ela amplia o sabor e trás potência à xícara. É muita informação para uma pequena dose de água, portanto, é mais difícil de ser interpretada.

Por fim, esses são dois pontos importantíssimos para você não começar do jeito errado. Agora, chegou a hora de aprender a gostar de café do zero! Continue lendo!

   

Comece provando drinks com café

Pensando no ambiente da cafeteria, qual bebida quente você acha que tem doçura natural e que pode destravar suas habilidades de cafezeiro? Tire o café espresso da sua lista e confira os drinks com café que são perfeitos para você começar a gostar de café especial:

1 – Mocha
O drink Mocha é uma ótima opção para começar a gostar de café. Normalmente, o Mocha é composto de café de qualidade, leite vaporizado e uma base de sabor que pode ser Nutella, Caramelo, Doce de Leite, entre outras. Você já ouviu falar desse drink?

Drink Mocha

2 – Cappuccino
Agora, caso você deseja viver uma experiência mais intensa, retirando um pouco mais da proporção de açúcar, o Cappuccino é ideal. Em outras palavras, estamos falando de um café bem extraído e leite vaporizado. Vale ressaltar que apesar do simples fato do leite passar pelo processo de vaporização, na temperatura adequada, evidenciará notas de doçura na bebida que, junto ao café bem extraído, harmoniza muito bem e criará uma experiência mais adocicada. Experimente!

Foto artística de uma xícara com cappuccino

3 – Flat White
Semelhante ao Cappuccino, o Flat White é composto de uma dose extra de café, evidenciando ainda mais seu sabor no paladar. Além disso, outra sugestão é acompanhar este drink com um bolo, cookie ou alguma outra opção do cardápio da cafeteria.

Drink com café e leite Flat White

4 – O temido café com açúcar
Isso pode até arrepiar alguns cafezeiros mais evoluídos, mas não é pecado para quem ainda está nesse processo de transição de aprender a gostar de café. Em outras palavras, temos uma dica para você que ainda toma café com açúcar: quando for pedir seu café na cafeteria, peço o coado V60. Assim que chegar, antes de colocar o açúcar, sinta o aroma e dê pelo menos um gole. Por fim, adicione pouco açúcar e vai diminuindo até você se habituar com o sabor.

Café coado V60
   

Será que existe diferença entre os cafés?

A resposta é SIM! Café não é tudo igual. Nesse sentido, o fruto do café especial tem sua doçura natural e dependendo dos processos, da forma como ele se desenvolve no período de maturação, ele pode desenvolver sabores únicos. Além disso, o método de preparo pode conduzir as notas sensoriais que são evidenciadas ou não, cada método gera um resultado diferente na xícara. Preparar um café, é quase uma obra de arte!

Por exemplo: aqui na Unique Cafés, temos o café Frutado, ideal para pessoas que estão começando nessa transição. Afinal, é um café mais potente e intenso, com nota de amargor um pouco mais ressaltada. Prove e aprecie o sabor!

Depois que você se acostumar com o paladar do café Frutado, recomendamos experimentar o Bourbon Amarelo, pois tem sabor mais suave e quase nada de amargor. É possível notar facilmente a diferença entre eles.

Foto artística de café especial Frutado
Fruto de café Bourbon Amarelo
Pacote de café Bourbon Amarelo
   

Dicas para tomar cafés mais doces

Para aprender a gostar de café é sempre analisar a qualidade dos grãos utilizados. Prefira sempre grãos de cafés frescos e de boa procedência. Grãos de café de qualidade inferior ou que foram armazenados por muito tempo podem resultar em uma bebida sem sabor ou com sabores desagradáveis. Opte por comprar grãos de café inteiros, de torra mais clara e moê-los na hora do preparo para preservar o aroma e sabor característicos.

Outra dica importante é experimentar diferentes métodos de preparo. Cada método de preparo de café tem suas características e pode ressaltar sabores e aromas diferentes. Algumas opções populares incluem a cafeteira italiana, o coador de papel, prensa francesa, clever, etc. Ao experimentar diferentes métodos, você poderá descobrir qual deles produz o café mais agradável ao seu paladar.

Aqui em nosso Blog mesmo temos um artigo que mostra 11 dicas para deixar seu café mais doce sem colocar açúcar, este conteúdo pode te ajudar a encontrar novos caminhos para aprender a gostar mais de café. Aproveite!

Concluindo, desenvolver o paladar para o café é uma jornada gradual e muito prazerosa. Com as técnicas certas, é possível passar de um consumidor casual para um verdadeiro cafezeiro! Agora compartilhe essas informações com os “quase cafezeiros” que precisam saber disso e serem picados pelo bichinho do café!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

Gaste Menos Café com a Técnica Osmotic

INTRODUÇÃO Você sabia que dá para tomar café por osmose? Fique tranquilo, isso não é ilusão, Osmotic é uma técnica que potencializa o sabor do seu café e quando bem aplicada, faz aquela porção de 10g de café que sobrou, render uma boa xícara para você e seu amigo....

Descubra qual é a melhor água para fazer café

Descubra qual é a melhor água para fazer café

INTRODUÇÃOFazer café com a água da poça a gente já sabe que não dá certo, né!? Brincadeiras a parte, será que qualquer água faz uma boa dupla com o café? Hoje te mostraremos algumas dicas super práticas e simples para fazer o casamento perfeito das duas bebidas mais...

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Café e Atividade Física

INTRODUÇÃO Primeiramente, o café é uma bebida muito amada ao redor do mundo e vai muito além do simples prazer de tomar uma xícara quente pela manhã. Hoje, vamos explorar a fascinante relação entre café e atividade física, desvendando os pontos-chave, discutindo e...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×