20 Drinks que Não Podem Faltar em sua Cafeteria - Unique Cafés

20 Drinks que Não Podem Faltar em sua Cafeteria

Confira os 20 drinks que não podem faltar em sua cafeteria! Dos Cappuccinos aos drinks alcoólicos, eleve a experiência dos seus clientes!

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, abrir uma cafeteria é como criar uma obra de arte: você precisa do café e dos ingredientes certos para deixar os clientes maravilhados, principalmente se seu público for de cafezeiros exigentes. E quando se trata de cafés especiais, os drinks são a cereja do bolo, a chave para diferenciar sua cafeteria e mantê-la no radar dos amantes de café. Então, se você é um empreendedor de café buscando surpreender seus clientes, aqui estão alguns drinks que simplesmente não podem faltar no seu cardápio:

Índice de Conteúdo

1 – Espresso Martini
2 – Cappuccino
3 – Affogato
4 – Cold Brew
5 – Coffee Cola
6 – Mocha
7 – Latte Macchiato
8 – Frapê de Café
9 – White Russian
10 – Alexander
11 – Flat White
12 – Shakerato
13 – Coconut Coffee
14 – Latte
15 – Negroni
16 – Drink Lua de Mel
17 – Irish Coffee
18 – Espresso Tonic
19 – Caipirinha de Café
20 – Iced Latte
 

 

1. Espresso Martini

Esta mistura de café espresso, vodka, licor de café e xarope de açúcar é uma verdadeira explosão de sabor e energia. É um clássico contemporâneo que vai atrair tanto os amantes de café quanto os entusiastas de coquetéis. Sem dúvidas, uma dose de sofisticação para sua cafeteria.

Nesse sentido, a receita completa do Espresso Martini, você pode conferir em nosso canal no Youtube. Inclusive, aproveite a playlist de drinks para treinar suas habilidades ou sua equipe de baristas.

 

 

2. Cappuccino

Sim, o cappuccino é um clássico das cafeterias, não pode faltar! Diferente dessas misturas que vemos no mercado, a receita de cappuccino italiano original, como é conhecido nas cafeterias de cafés especiais, é composta de café espresso e leite vaporizado. Nesse sentido, o objetivo é minimizar o amargor, alavancar as características do corpo e doçura do café escolhido e deixá-lo bem cremoso.

É claro que um toque de autenticidade pode fazer toda a diferença no preparo. Use grãos de café de alta qualidade, leite vaporizado cuidadosamente e finalize com uma pitada de cacau ou canela. Prepare-se para oferecer aos seus clientes, aconchego e sabor em uma só xícara. A receita completa de como fazer cappuccino italiano você encontra aqui mesmo em nosso blog!

Cappuccino
 

 

3. Affogato

Com certeza, essa é uma opção que te permitirá oferecer uma sobremesa e um café em um único drink. O preparo é simples, combine uma bola de sorvete de baunilha sobre um shot de espresso bem extraído e surpreenda seus clientes. A combinação de calor e frio, amargor e doçura é uma experiência sensorial que vai deixar os cafezeiros pedindo por mais!

Se você quer aprender como fazer um delicioso Affogato para servir em sua cafeteria ou ensinar sua equipe, após conferir os outros drinks, você pode seguir o passo a passo que fizemos aqui no blog.

Affogato
 

 

4. Cold Brew

Para os dias quentes ou para aqueles que procuram algo refrescante, o cold brew é uma escolha perfeita. O Cold Brew é um método de preparo de extração do café a frio. Em outras palavras, é uma mistura de café com água fria, filtrada após uma infusão de, no mínimo, 12 horas. Sirva com gelo e uma fatia de limão ou laranja. É uma explosão de frescor com aquele toque de cafeína que a gente tanto ama!

Além disso, uma das principais vantagens do Cold Brew é que você não precisa beber tudo na mesma hora. Por isso, a ideia é sempre fazer em maior quantidade, guardar na geladeira para servir aos poucos.

Atualmente, você até encontra Cold Brew engarrafado para revender. No entanto, nada melhor do que dar aquele toque artesanal e preparar a receita exclusivamente em sua cafeteria. Nesse sentido, o melhor de tudo é que não tem muito segredo para preparar, confira tudo em nosso artigo aqui na categoria de drinks do Blog.

 

 

5. Coffee Cola

Pegando o gancho do Cold Brew, sabia que tem como você servir coca cola de café em sua cafeteria? Isso mesmo, recentemente desenvolvemos uma receita que batizamos de Coffee Cola: uma junção perfeita do delicioso Cold Brew com melaço de cana, mel e água com gás.

Coffee Cola
 

 

6. Mocha

Antes de mais nada, o Mocha é uma variação de café com leite. Muitos o comparam bastante com o cappuccino. No entanto, a definição de Mocha ou Macaccino está até ligada à receita do tradicional cappuccino, mas é constituída basicamente de caramelo, leite cremoso e café espresso.

Nesse sentido, em nossa receita utilizamos café filtrado e bem concentrado, feito no método Cone Coffee, um método que lembra muito o nosso amigo coador de pano, só que na versão sustentável, leite cremoso e Doce de Leite.

Mocha

 

 

7. Latte Macchiato

Uma obra de arte em forma de bebida. Camadas de leite vaporizado e espresso criam um visual deslumbrante e um sabor suave e equilibrado. O Latte Macchiato é uma opção que agrada tanto aos puristas do café quanto aos que gostam de um toque de cremosidade.

Latte Macchiato

 

 

8. Frapê de Café

Você sabia que a origem do Frapê é tão mágica quanto a bebida em si? A palavra Frapê vem da palavra francesa “frappé”, que significa “agitar” ou “bater”, e acredite ou não, isso é só o começo de uma história emocionante! Antes de mais nada, no século XIX, na França, o Frapê nasceu como uma bebida refrescante feita com frutas e gelo picado. Mas não se engane, não era um simples suco com gelo como você pode estar pensando. Era uma bebida tão incrível que as pessoas ficavam hipnotizadas só de olhar para ela. Então, com o passar dos anos, o Frapê foi evoluindo e ganhando popularidade em todo o mundo. Nos anos 1950, o Frapê de café se tornou a bebida favorita dos gregos, após a invenção do café instantâneo. Foi nessa época que as pessoas perceberam que a mistura de café gelado, leite e açúcar era algo celestial.

Você pode aprender a fazer Frapê de Café de duas maneiras: caseira ou profissional. Basicamente, o que muda de uma versão caseira para a profissional do drink Frapê com Café é a base emulsificante que geralmente utilizamos no preparo da cafeteria. Esse pó emulsificante gera uma textura parecida com a do sorvete.

Frapê de Café

 

 

9. White Russian

O drink White Russian é conhecido como o café com leite dos cachaceiros. Se você gosta de surpreender seus clientes, coloque este drink no cardápio. Em outras palavras, o White Russian é a combinação perfeita de licor de café, vodka, creme de leite e gelo. Já imaginou servir essa opção em uma avaliação sensorial de drinks? Chique, né!?

White Russian

 

 

10. Alexander

Alexander é um drink composto por café espresso, cubos de gelo, conhaque, licor de café, creme de leite, leite condensado, meia laranja e canela em pó. Vamos até dar um spoiler de como ficou a receita que preparamos por aqui!

O drink fica bem cremoso, você perceberá uma textura bem viscosa. Ele também é doce, portanto, você pode reduzir um pouco do leite condensado e adaptar para uma proporção que agrade seu paladar. Em outras palavras, essa doçura lembra muito o doce de leite e caramelo.

Agora, o conhaque proporciona ao Alexander uma sensação de calor. O álcool é bem perceptível e a canela complementa essa característica, harmonizando não só no aroma, mas quebrando um pouco o teor alcoólico. Fala sério, deu até água na boca, né? Imagina quando ficarem sabendo que essa delícia está sendo servida em seu empreendimento?

Alexander

 

 

11. Flat White

Basicamente, a receita do Flat White é:

1) Café espresso duplo curto, ou seja, totalizando 60ml líquida da bebida. Lembrando que o espresso curto corresponde ao padrão de 30ml.

2) Leite vaporizado, lembrando que não pode ter muito creme.

É claro que a junção desses dois ingredientes tornam a bebida favorita de muitos cafezeiros. Então, prepare-se para conquistar o paladar dos seus clientes. Para isso, você vai ter que aprender os detalhes dessa receita de Flat White com a gente!

Em resumo, o universo do café oferece uma variedade de oportunidades de empreendedorismo, desde a produção até a comercialização e educação. No entanto, é essencial ter paixão, conhecimento e um plano de negócios sólido para transformar o amor pelo café em um negócio lucrativo e gratificante.

Flat White
 

 

12. Shakerato

O Shakerato é um drink composto por café espresso, batido com cubos de gelo e uma base de açúcar. É um coquetel muito simples e rápido de fazer, pode ser feito facilmente em casa ou como opção no cardápio da sua cafeteria!

Shakerato
 

 

13. Coconut Coffee

Coconut Coffee é a prova de que café, água de coco e suco de laranja têm tudo a ver! O Coconut Coffee é um drink muito refrescante e combina bem com várias ocasiões, principalmente porque você pode recriá-lo, adicionando à receita seu suco ou perfil de café favorito.

Coconut Coffee
 

 

14. Latte

Muito parecido com o cappuccino, a receita do café Latte é basicamente composta por café espresso e leite vaporizado. O grande diferencial da bebida está na hora de vaporizar o leite. Afinal, você precisa aplicar uma técnica para não ficar tão cremoso.

Considerando que o nome da bebida é Latte, obviamente existe uma proporção maior de leite do que de café. Então, de uma forma prática, caso você utilize uma xícara de 200ml, uma extração de café de 30ml para 160ml de leite ficará perfeito. Sem se esquecer de que no processo de vaporização você ainda ganhará um pouco de creme do leite, que será equivalente a mais ou menos 10 ml, completando o total de 200ml da xícara.

Latte
 

 

15. Negroni

Primeiramente, o Negroni é um coquetel italiano muito apreciado em vários lugares do mundo. Tradicionalmente, sua receita se baseia em Gim, Vermute e Bitter (uma bebida alcoólica com gosto de essências herbais). Além disso, a bebida vem acompanhada de uma rodela ou um pedaço da casca de laranja, que serve para decorar e caracterizar ainda mais o sabor. Então, por que não acrescentar café para deixar tudo mais saboroso?

Negroni
 

 

16. Drink Lua de Mel

O drink Lua de Mel é composto por Iced Coffee, hidromel, gin, clara de ovo, suco concentrado e gelo.

Obviamente, o astro dessa receita é o café, é aqui que começa a mágica. Nesse sentido, antes de preparar um drink como este, é importante entender quais as principais características presentes no café escolhido e, assim, descobrir quais ingredientes têm mais sinergia com essas determinadas características. Afinal, toda a construção do sabor precisa fazer sentido. Mas fique tranquilo, nós podemos te ajudar!

Drink Lua de Mel
 

 

17. Irish Coffee

Irish Coffee é um drink obrigatório no Campeonato World Coffee in Good Spirits, uma competição onde o objetivo é harmonizar o café com bebida alcoólica e indispensável para sua cafeteria.

Antes de partir para a parte prática da receita de Irish Coffee, saiba mais sobre os ingredientes utilizados. Assim, você conseguirá ter uma percepção melhor do drink quando for reproduzi-lo:

Whisky de boa qualidade
Apesar da grande variedade existente, segundo a regra do campeonato, se você deseja fazer o autêntico Irish Coffee é necessário usar um whisky irlandês.

Café de qualidade
O café é o astro da receita e pode ser extraído da forma que você preferir. Desde que seja um café de qualidade, bem extraído e evidente.

Creme de leite fresco
A superfície da bebida é composta de um creme de leite fresco. O creme será airado e colocado sob os outros ingredientes.

O açúcar
Essa é a forma com que você vai adoçar seu café. A regra diz que o barista pode utilizar um aditivo de açúcar. Por exemplo: melaço de cana, mel, açúcar mascavo, etc.

Irish Coffee
 

 

18. Espresso Tonic

Conhecido por ser um destaque no mercado de cafeterias mundo afora, o Espresso Tonic é um coquetel sem álcool, feito basicamente de café com água tônica. A partir daí, começa a mágica. Vamos te mostrar maneiras de brincar com a composição dos ingredientes, elevando ainda mais sua experiência com a bebida. Assim, você surpreenderá todo mundo em sua cafeteria!

Espresso Tonic
 

 

19. Caipirinha de Café

A tradicional caipirinha foi criada no interior de São Paulo, mas atualmente o mercado de cafeteria começou a “brincar” com esse drink. Isso significa que os baristas começaram a acrescentar café em sua composição. Então, além de tropical e brasileira, a Caipirinha de Café é um tanto cafezeira também. Composta de café especial, limão, açúcar, uma boa cachaça e gelo, essa pode ser uma ótima opção para servir em sua cafeteria!

Caipirinha de Café
 

 

20. Iced Latte

O drink Iced Latte é feito com café espresso, leite, cubos de gelo e um saborizante da preferência do seu cliente. O Iced Latte é o queridinho “café com leite gelado” que todo coffeelover ama e temos certeza de que será sucesso em sua cafeteria.

Caipirinha de Café

Por fim, ao incluir esses drinks em seu cardápio, você não apenas oferece uma variedade de opções aos seus clientes, mas também mostra sua habilidade em criar experiências únicas com café. Lembre-se sempre de usar ingredientes de alta qualidade, treinar sua equipe para preparar os drinks com perfeição e, acima de tudo, transmitir paixão e conhecimento aos seus clientes. Com essa abordagem, sua cafeteria certamente se destacará como um destino imperdível para os amantes de café.

Agora, se você deseja adicionar todos esses drinks em sua cafeteria e não sabe como precificá-los, você também pode conferir nosso artigo sobre “Dicas para Precificar um Cardápio de Cafeteria” e melhorar suas habilidades de gestão.

 

 

PODEMOS AJUDAR SUA CAFETERIA A CRESCER

Aqui, na Unique Cafés, entendemos que a cafeteria é o ponto de comunicação entre o produtor e o consumidor final e acreditamos no potencial que este empreendimento representa para o mercado de cafés especiais. Com anos de bagagem e experiências, sabemos das necessidades únicas que seu negócio pode enfrentar e estamos aqui para ajudá-lo a prosperar.

Com um portfólio completo de produtos e soluções, estamos prontos para elevar a qualidade e a experiência dos seus clientes em sua cafeteria. Desde os espressos mais intensos, como o renomado café Tiger, até a variedade de perfis exclusivos para coados, incluindo lançamentos mensais de Edições Limitadas, Raridades e a linha Cafés do Brasil, temos tudo o que sua cafeteria precisa para se destacar.

Além disso, oferecemos uma seleção de itens para o empório, uma área muitas vezes subestimada, mas com grande potencial para aumentar as vendas e a satisfação dos seus clientes. Podemos ajudá-lo a transformar seu empório em um verdadeiro paraíso para os coffeelovers, o que aumenta seu ticket médio e garante compra de recorrência.

Queremos ser seu parceiro nessa jornada para o sucesso, cafezeiro! Se você está pronto para levar sua cafeteria para o próximo nível, clique no botão abaixo, fale com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar sua cafeteria a alavancar nas vendas e encantar seus clientes!

Onde encontrar cafés de qualidade?

Idealizado por Gabriel Guimarães

Gabriel Guimarães

Iniciou no universo dos cafés ao conhecer Hélcio Júnior, diretor da Unique Cafés, que o convidou para se tornar barista ao perceber a facilidade em comunição e paixão, ao ser atendido por ele em um bar onde o mesmo atuava como bartender.

Cursos & Treinamentos

Curso Cafezeiro Grátis

Aprenda tudo sobre cafés neste curso exclusivo!

Compartilhe com os amigos cafezeiros!

MAIS CONTEÚDO

4 Perguntas que Todo Barista Deve Saber Responder

4 Perguntas que Todo Barista Deve Saber Responder

INTRODUÇÃO Será que você barista sabe realmente o que está fazendo? Afinal, há tanto mais para saber sobre o café do que apenas servir um espresso ou um cappuccino. Portanto, hoje preparamos alguns insights valiosos sobre as 4 perguntas que todo baristas deve saber...

QUER MAIS?

Todo cafezeiro quer sempre aprender mais! Então fizemos muito conteúdo para você aproveitar! É só pesquisar abaixo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×